domingo, 15 de outubro de 2017

Geração smartphone: Como lidar com o excesso de informação?

Geração smartphone-Excesso de informação


Em outro texto (coisas que precisa saber para enfrentar a ansiedade) vimos que precisamos ter cuidado com a quantidade e qualidade das informações que obtemos através da internet, já que somos bombardeados por muitas informações de todos os tipos e a todo momento quando estamos conectados.

O grande problema é que não temos tempo para selecionar essas informações e acabamos distraídos num mar de informações, sem foco, sem tempo para pensar e absorver aquilo que realmente é essencial para nós.

Agora mesmo deve ter chegado um e-mail novo para você,uma notificação no celular das  várias redes sociais,sites de compras,viagens, por fim estamos num período social que a informação sobre qualquer coisa está em nossas mãos, em qualquer lugar, num smartphone.

Você se sente pressionado(a)? Não consegue se concentrar direito? Como lidar com o excesso de informações da internet?



1. Limite o tempo de acesso


Crie um  tempo e momento para o acesso à internet.


2.Busque informações necessárias,somente informações necessárias


Não adianta buscar coisas irrelevantes na Internet,por exemplo, artista fulano de tal comeu bebeu, vestiu, viajou e etc. Não tem nada mais desnecessário e angustiante do que viver atrás de informações como essas.Sei que é normal gostar de um artista e querer saber um pouco mais sobre a vida dele, só não é normal julgar informações sobre a vida dele como necessárias para o seu dia.Se você percebe que certos tipos de conteúdos não acrescentam algo verdadeiramente importante para sua vida,evite-os.



3. Faça um jejum


Como assim um jejum? Simples, reserve momentos do seu dia para ficar longe do smartphone ou computador. Quanto mais tempo você passa utilizando esses aparelhos, mais sentirá que eles são itens indispensáveis na sua vida. Tem pessoas que ficam 1 hora sem olhar notificações no smartphone e logo ficam angustiadas com pensamentos repetitivos a imaginar que recebeu uma notificação no celular. Tenha Calma! Respire!


4.Questione-se


Preciso estar conectado o tempo inteiro? O que preciso ter como ferramenta de comunicação na internet? Será que preciso de tantos  endereços de e-mail? Preciso ter muitas redes sociais? Preciso ter redes sociais?



5.Mantenha o foco


Se você foi verificar as mensagens que recebeu ou pesquisar qualquer coisa na internet, faça o que você pensou em fazer quando abriu a internet. Algumas pessoas entram na internet pensando em buscar alguma informação e acabam fazendo centenas de coisas irrelevantes ou então simplesmente passam a maior parte do tempo movimentando as barras de rolagem das páginas na internet em busca de informações.


6.Nem sempre você precisa ver e responder tudo na hora


A necessidade de ver e responder conteúdos ou mensagens na hora que foi postado pode causar ansiedade.


7. Faça atividades de lazer sem ter o seu smartphone no bolso


Entregue-se ao momento, esqueça seus compromissos futuros, esqueça a necessidade de postar fotos e esqueça a vida dos outros.


8.Avalie você mesmo


Após mudar seus hábitos em relação as informações da internet, sugiro que faça uma avaliação da sua qualidade de vida. Como você se sente? Em todo caso se não conseguir lidar com o excesso de informação sozinho(a) busque ajuda profissional.






Deixe seu comentário

-------------------------------------------

Todos os textos e materiais produzidos são protegidos pela Lei brasileira nº 9610/98 - Direitos autorais.

20 comentários:

  1. Esse assunto é muito sério! As crianças hj em dia já nascem em frente a televisão e smartphone e com isso cria -se aquela dependência! Adorei as dicas e o post viu? Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Naara, muitas crianças já estão viciadas em aparelhos eletrônicos.
      Obrigada por participar!

      Excluir
  2. Hoje em dia é muito difícil ficar desconectada do mundo digital. O equilíbrio sempre foi a chave para tudo.

    ResponderExcluir
  3. achar o equilibrio é válido em todos os setores ... amei seu post

    ResponderExcluir
  4. Nós temos que saber equilibrar o que nos faz bem e o que não nos faz bem
    Eu não sou do tipo que me cobro de ter que fazer post novos, responder comentários e estar 24/48 na internet. Eu me conheço e sei que isso faria muito mal pra mim. Viva o equilíbrio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem trabalha com blogs e afins às vezes é difícil
      Obrigada por participar Milena!

      Excluir
  5. Confesso que sou meio viciada em telefone rsrs mas tento o equilibrio principalmente a noite e nos finais de semana. Durante o horário comercial é meio complicado pq o telefone faz parte do meu trabalho rs então a noite desliga o net e no final de semana diminuo bastante o uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma forma de buscar equilíbrio.
      Obrigada por participar Erica!

      Excluir
  6. Gostei bastante do seu post. Tem horas que realmente fica difícil lhe dar com informações demais, e algumas das vezes pessoas se prejudicam por causa disso!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post realmente as vezes vou a procurar de also important faço tudo menos o que realmente queria fazer

    ResponderExcluir
  8. Amei💙 É muito bom ter um tempo certo para navegar, até mesmo para as crianças que hoje em dia passam mais tempo na internet do que brincando!

    ResponderExcluir
  9. Eu sou bem ansiosa. Otimas dicas me ajudou bastante! Beijos
    https://encantosdasil.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  10. Para mim algumas dessas triagens são difíceis já que trabalho o dia inteiro no computador. Mas tento fazer esse jejum quando estou em casa para aproveitar os meus filhotes. Excelente post!

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho ansiedade e o excesso de informação realmente me faz mal às vezes. Eu usava muito a internet porque namorava à distância, então eu meio que sempre tinha que estar com o celular na mão e isso me fazia muito mal. Mas agora que terminei, estou me regulando mais, e isso tá me fazendo um bem danado. Temos que tomar cuidado com o exagero.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Por anos me vi presa nas teias do smartphone, até que percebi o quanto estava deixando de viver por me prender apenas na vida online, desde então tiro ao menos um dia por semana off para dar uma respirada e me dedicar mais ao que está ao vivo do meu lado. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  13. Sempre tento deixar eles de canto um pouco, embora trabalhe com acesso a internet 24 horas por dia, de vez em quando dou uma pausa para descansar e curtir a familia tb .

    ResponderExcluir

Quem escreve

Quem escreve
É brasileira, Baiana de Salvador, Bióloga de formação, decidiu compartilhar suas experiências internacionais e dicas para quem deseja viver fora do país.

Siga-me

Para inspirar...