Que história é essa de empoderamento Feminino?Veja algumas ideias sobre o tema - Desencaixotando a vida

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Que história é essa de empoderamento Feminino?Veja algumas ideias sobre o tema

Igualdade de condições entre homens e mulheres.

Primeiramente devemos analisar o que significa empoderamento/empoderar. Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa empoderamento significa o "ato ou efeito de dar ou adquirir poder ou mais poder."Ou seja é o ato de empoderar um grupo social, neste contexto o empoderamento feminino significa o ato das mulheres adquirirem mais poder na sociedade, através do direito à igualdade de condições e oportunidades.
Aí muitos irão dizer: "Se na sociedade todos os seres humanos tem direitos iguais, porque dar mais poder para as mulheres?"
A questão dos direitos serem iguais para os humanos, é verdade! No artigo 7º da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU diz:
Apesar da mais que notória e competente conquista dos espaços e oportunidades pelas mulheres, ainda existe fortes pressões e estereótipos de gênero. Por exemplo, na área das ciências, quantas vezes nos tempos da escola você ouviu o nome de uma mulher com relevante contribuição científica para a sociedade? Enquanto que ao longo do tempo houveram mulheres brilhantes e competentes que foram negligenciadas porque historicamente a "ciência não era coisa de mulher".Além disso,há tantas outras ocupações que as mulheres ainda são vistas como incompetentes por serem mulheres.
O patriarcado pode ser algo explícito através de leis (em alguns países),doutrinas religiosas ou podem ser implícitos a partir das construções sociais atribuídas aos homens e mulheres. Por exemplo nos contextos onde os homens têm a palavra final, onde os homens em maioria definem questões importantes para mulheres e toda sociedade, além da definição implícita como a mulher deve pensar ou se comportar para ser considerada e respeitada.
homens exercem poderes em relação as mulheres
Representação do patriarcado.Créditos na imagem.
Claro existe mil e uma diferenças, mas tudo isso é para dizer que os contextos que os gêneros estão inseridos se encontram em condições diferentes. É preciso ter uma desigualdade de direitos para que haja igualdade de oportunidades.
O empoderamento de uma maneira geral tanto para mulheres, pobres negros... Tem a ver com a justiça social, através do ato de empoderar minorias desfavorecidas historicamente na sociedade,assim seria possível alcançar representatividade nos espaços de poder e acesso as oportunidades.
Você já deve ter ouvido falar sobre empoderamento feminino nas redes sociais ou na televisão. Há algumas distorções sobre o assunto que geram confusões de interpretação.



Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual protecção da lei. Todos têm direito a protecção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. 


Ao refletir sobre o contexto histórico-social da mulher,será que ela tem vivido a igualdade de condições e proteção como foi declarado?

mulher negra empoderada

No artigo 23º da mesma declaração da ONU diz que "todos têm direito, sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual. " Mas,algumas pesquisas dizem que em algumas áreas as mulheres ganham muito menos que os homens exercendo as mesmas funções.
Se pertencerem a outros grupos considerados também como minoria política e social, as mulheres negras, por exemplo, elas ganham ainda bem menos que mulheres brancas e os homens brancos e negros.






Ainda é importante chamar a atenção para os casos de feminicídio,onde mulheres são assassinadas pela condição de serem mulheres. Esses casos são complexos para analisar, cada caso é um caso. Os crimes de feminicídio são interpretados de acordo com algumas diretrizes. Posso citar um exemplo enquadrado como feminicídio o estupro seguido de morte, mas como disse são várias questões que devem ser avaliadas nos diferentes casos.


Há algumas condições históricas, biológicas e sociais que chamam atenção para necessidade do direito à igualdade de condições e oportunidades entre homens e mulheres. A começar pela condição do patriarcado que é comum na maioria das sociedades, então a partir dessa perspectiva a sociedade é organizada em função da autoridade concedida aos homens.



O papel social entre os gêneros sempre deram maiores prerrogativas para os homens, assim eles sempre puderam fazer mais. Isso significa que os homens e mulheres sempre viveram em uma situação de desigualdade.


mulher livre a dançar

Biologicamente homens e mulheres são diferentes, por exemplo, o fato de as mulheres gerarem filhos e amamentarem.
Assim, a assistência e atenção as mulheres-mães devem ser pensadas de maneira diferenciada.



Aí você pensa: "Como assim desigualdade?Se as mulheres historicamente já se encontram numa situação desigual?"
Na verdade quero afirmar que os direitos devem ser pensados de maneira que tentem suprir as necessidades de cada grupo para que haja igualdade de oportunidades.



Entenda que:


mulher indiana festas das cores


Não se deve garantir direitos exatamente iguais para homens e mulheres, é preciso pensar que as mulheres,vistas como uma minoria social precisam ter mais direitos garantidos para que elas possam ter acesso a mais oportunidades de participação social, educação,cargos e salários. Além da proteção contra qualquer forma de violência e discriminação.

O empoderamento feminino não tem nada a ver com ideologias que levam as mulheres a urinar na rua num suposto protesto, se descuidar da aparência e participar de grupos de pouca consistência ideológica.



Deixe seu comentário


------------------------------------------------------------------

26 comentários:

  1. É um post importante que gera reflexão. Nós mulheres podemos muito e temos que lutar por nossos direitos cada vez mais.

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Gostei de seu.post, achei super útil e interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Enquanto as mulheres estão conseguindo mais educacionalmente e participando mais na força de trabalho do que nunca, há uma percepção generalizada entre o público de que a plena igualdade entre homens e mulheres continua a ser um objetivo evasivo. Eles contam à sociedade que homens e mulheres são tratados iguais. Eles também dizem que a sociedade favorece os homens mais do que as mulheres.

    ResponderExcluir
  4. Olá!Realmente temos direitos,merecemos respeito e temos que lutar sempre.
    Excelente postagem,valiosíssima!Sucesso!Bjss

    ResponderExcluir
  5. Essa é uma boa reflexão e esclarecimento sobre assunto, que muitas vezes tem uma visão distorcida perante alguns.
    Amei seu post porque você deixou bem claro o que esperamos do empoderamento.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que post maravilhoso. Sua reflexão foi muito bem colocada e bem esclarecedora, pois muitos tem uma visão bem distorcida do que seja o empoderamento feminino. Parabéns pelo post! Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ótimo conceito sobre o empoderamento feminino! 💞

    ResponderExcluir
  8. Concordo em número, gênero e grau. Verdade demais, as pessoas hoje em dia não sabem mais o significado da palavra igualdade, e não tem nem noção do que é empoderamento feminino.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que post mais lindo,muito bom divulgar o significado de algumas expressões que as vezes as pessoas tem um pouco de preconceito por não saber o que é.Concordo demais com o conceito ;)

    ResponderExcluir
  10. Excelente post! Tudo muito muito bem explicado e muito claro. Precisamos de mais conteúdo assim porque muitas pessoas, muitas mulheres inclusive, ficam um pouco confusas quando se fala em direitos da mulher. Achei essa frase aqui perfeita: "É preciso ter uma desigualdade de direitos para que haja igualdade de oportunidades.". É exatamente isso. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  11. Nossa que texto fantástico , tudo bem explicadinho , é desses tipos de conteúdo que nós precisamos parabéns amei 👏❤️

    ResponderExcluir
  12. A palavra empoderamento como outras palavras são usadas em vão sem perceberem o verdadeiro conceito. Obrigada pela tua explicação e sensibilização para o tema. Quanto mais informados estivermos, mais podemos fazer pela mudança.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do Blog pois aborda assunto que poucos se fala.
    Abraços.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Parabens pelo post, realmente temos que lutar por nosso direito e mostrar que somos capazes. Leio muitos livros de mulheres imponderadas e ela são de uma grande influência para mim.

    Incrível o seu post e amei a reflexão que ele transmitiu. Um beijo

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. É muito importante a luta feminina pela ocupação de seus espaços. Na verdade, se a população tivesse bom senso, isso seria algo comum, o que não ocorre.

    ResponderExcluir
  16. A luta feminina é importante não só para as mulheres, mas também para a sociedade. O envolvimento de todos os cidadãos em espaços diferentes pode representar ganhos para toda a comunidade.

    ResponderExcluir
  17. Nossa que post maravilhoso 😍
    Minha mae sempre foi empoderada mesmo na época dela que era mais difícil e me ensinou a ser tbm.
    O seu post foi esclarecer e merece ser lido por muita gente.
    Muito bom

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente eu não me sinto à vontade em comentar sobre praticamente nada sobre feminismo, empoderamento feminino e tal. Mas apoio a causa totalmente. Penso em como as mulheres da minha família sempre foram empoderadas e fortes à cada luta.

    ResponderExcluir
  19. Oi Dani, como vai?
    Adorei seu post, muito claro e autoexplicativo.
    Eu particularmente sou um grande fã dessa grande onda de empoderamento feminino que vem ganhando força nos últimos anos. Acredito que o mundo está passando por um momento de transformação e que termos a mulher como a grande protagonista dessa nova era é algo essencial. E mais essencial do que isto é os homens perceberem que este é o momento de nos calarmos e darmos voz a quem realmente precisa falar, a quem permaneceu séculos sem o poder da voz e que agora finalmente possui ferramentas para dizer o que é preciso.

    Beijos.

    www.mundoinvertido.com

    ResponderExcluir
  20. Esse é um tema muito relevante! Infeliz Hj em dia está sendo banalizado por conta de alguns exageros. Mas deve ser SEMPRE abordado!

    ResponderExcluir
  21. Que post maravilhoso BRASILLLLL!! Todos deveriam parar e ler ele. Nós mulheres temos que nos empoderar muito SIMMM!! Vamos a luta atrás dos nossos direitos! Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. A contextualização está muito bem feita. Concordo inteiramente com os argumentos apresentados. Também sou a favor de que a sociedade enxergue todos iguais, o que infelizmente não acontece hoje.

    ResponderExcluir
  23. Oi Dani, tudo bem? Achei o post e sua reflexão incrível. Durante muito tempo vivemos num mundo machista mas acredito que conseguimos evoluir bastante e ganhar espaço. Quando se fala em empoderamento muitas mulheres pensam em gritar, ser rebeldes, porém ter espaço e ser valorizada vai muito além disso. É preciso respeito. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  24. Que post mais lindo,foi bem esclarecedora!

    ResponderExcluir

Booking.com