quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Gosta de viajar e tem medo de avião? Veja algumas dicas

dicas para vencer o medo voar de avião


Quem não gosta de viajar? 
Conhecer outros lugares, conquistar oportunidades, passar uma temporada fora e muitos outros motivos para viajar. 
Há alguns destinos que são difíceis chegar com outros meios de transporte que não seja o avião. A grande questão é que muitas pessoas tem medo de voar, e por conta desse medo acabam desistindo de aproveitar muitas oportunidades.


Medo ou Pânico?

dicas para vencer o medo voar de avião
É importante saber que o medo de voar é algo muito comum, tenha a certeza que em cada avião que está no ar nesse momento tem muitos passageiros com medo. Só que existem casos que o medo deixa de ser algo natural, e pode ser diagnosticado como pânico, ou seja, um medo mais intensificado, que muitas vezes parte de motivações diferentes do ato de voar, então é preciso uma avaliação profissional e tratamento adequado.

Muitas pessoas passam mal apenas ao imaginar, por exemplo, uma falha técnica no avião e podem sentir calafrios, contrações intestinais, suor frio, ondas de calor, desmaio, etc. 

Esse desconforto ao viajar de avião também pode estar associado a uma experiência ruim (durante uma viagem), notícias de jornais ou até mesmo uma experiência familiar. Ou simplesmente, voar poderá significar para muitos perder o controle da situação

Analisando os fatos 

dicas para vencer o medo voar de avião

O grande problema dos acidentes com aviões são a quantidade de pessoas envolvidas e o baixo número de sobreviventes, se comparados aos acidentes com transportes terrestres. Há muito mais pessoas envolvidas num acidente de avião do que, por exemplo, num acidente de automóvel. 

Porém se fossemos comparar a quantidade de acidentes com transportes aéreos versos a quantidade de acidentes com transportes terrestres, garantidamente perceberíamos que os aviões são mais seguros, pois há mais acidente com automóveis por exemplo, do que com aviões.

Segundo Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) a probabilidade de acidentes aéreos fatais  são de 10 ocorrências a cada 40 milhões de voos. 

Você não ouve notícias de acidentes aéreos fatais todos os dias, não é? Nem todos os meses? E talvez nem todos os anos, sim? Isso porque os aviões são o meio de transporte mais seguros do mundo, porque existe todo um planeamento estratégico e técnico para tornar os voos seguros e confortáveis. 


Dicas para vencer o medo

dicas para vencer o medo voar de avião
Foto reprodução: Getty Imagens


Antes do voo

1-  Antes de qualquer coisa, identificou que tem muito medo de voar? Busque ajuda especializada (psicólogo e/ou médico) para compreender seu medo e buscar alternativas de tratamento.

2- Entenda o funcionamento da aeronave. As turbulências (agitação do avião por causa das diferentes pressões do ar) são absolutamente normais, elas acontecem, mas não influenciarão no desempenho do avião e nem colocarão em risco a segurança das pessoas.

3- Arrume suas coisas com antecedência, e evite ficar pensando no voo. Se não for possível deixar de pensar, faça alguma atividade relaxante que ajude a tirar o foco da viagem.

4- Chegue com antecedência no aeroporto para evitar atrasos, assim poderá fazer o embarque sem nervosismo.



No avião

5- Se caso viaje só, fale com algum comissário de bordo sobre o medo de voar, então peça para que converse um pouco com você para distrair a sua mente. Ou então, converse com a pessoa próxima de você, mesmo que não a conheça.

6- Se caso faz uso de medicamento ansiolítico controlado, use apenas a quantidade indicada pelo seu médico, pois os ansiolíticos em excesso podem gerar consequências graves para saúde, inclusive causam até dependência química.


7- Pense no destino, o quanto será bom ir para um lugar ou regressar para casa. Pense na recompensa que a viagem proporcionará.

8- Se o avião tiver telas multimídias em cada assento, escolha filmes cômicos, pode gargalhar a vontade, claro, respeitando os outros passageiros, mas aproveite os filmes leves e cômicos oferecidos no avião.

9- Durante as refeições, evite bebidas alcoólicas, principalmente se fizer uso de medicamentos controlados como ansiolíticos, por exemplo, porque o álcool potencializa os efeitos do medicamentos podendo levar ao coma e insuficiência respiratória.




Se gostou do nosso artigo partilhe com seus amigos e deixe seu comentário

Entre em contato com o Desencaixotando a vida também pelas redes sociais.



------------------------------------------------------------------

Todas as fotos desta publicação não autorais nessa publicação do Desencaixotando a Vida  estão sob licença de livre reprodução. Qualquer questão, por favor entre em contato através do formulário de contato ou envie mensagens através das redes sociais.





10 comentários:

  1. Oi!!
    Eu nunca andei de avião pois tenho muito medo de altura e acho que entraria em pânico. Mas gostei das dicas!!.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Realmente na hora do voo é importante se distrair com algum filme, ouvir uma música. Ainda tenho um pouco de medo, mas acho que com o tempo dá pra superar.

    Beijos. Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Olá, amei as dicas, eu tenho vontade de viajar de avião mas por conta do medo eu acabo ficando com o pé atras, realmente o que você disse no post o meu pensamento é de que perco o controle estando em um avião, seu post foi muito bom para mim ajudou bastante, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. As dicas são muito boas.Eu tenho medo de viajar de avião,mas suas dicas pode me ajudar a superar.Vou tentar bjo

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, como vai? Eu gostei bastante dessas suas dicas naotenho medo de avião, mas minha mae tem sim
    bejos

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas... Vou colocá-las em prática. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. No primeiro dia que andei de avião eu fiquei com receio dele cair kkkkkkkk depois eu me acostumei de boa.

    ResponderExcluir
  8. Oiiie,
    Obrigada pelas dicas, nunca vooei de avião, porém tenho medo de altura bastante, então com certeza eu teria medo de avião então agradeço as dicas!

    ResponderExcluir
  9. Dicas muito bacanas e uteis para quem tem medo de avião, não é o meu caso, mas com certeza vai ajudar muita gente.

    ResponderExcluir
  10. curtir a postagem e consigo as dicas já que acho que tenho medo de viajar de avião, antigamente quando criança não, mas agora que cresci criei uma especie de medo

    ResponderExcluir

Quem escreve

Quem escreve
É brasileira, Baiana de Salvador, Bióloga de formação, decidiu compartilhar suas experiências internacionais e dicas para quem deseja viver fora do país.

Siga-me

Para inspirar...