Dicas importantes para quem planeja viajar sozinho - Desencaixotando a vida

domingo, 11 de março de 2018

Dicas importantes para quem planeja viajar sozinho

Dicas importantes para quem planeja viajar sozinho

Para fazer aquela viagem dos sonhos é preciso pensar em algumas estratégias para tentar garantir o máximo de conforto, economia e segurança. Reunimos algumas dicas que podem ajudar quem pretende viajar sozinho.



1.Informe-se sobre o seu destino
conheça seu destino de viagem

Pesquise ao máximo sobre o seu destino. O indicado é estudar todas as possibilidades de meios de transporte, todas as possibilidades de hospedagem e sempre faça um roteiro para cada dia. Oferecemos roteiros gratuitos ou personalizados aqui no blog para te ajudar.

Você poderá baixar alguns aplicativos e experimentar o desempenho deles antes da viagem. Aplicativos de transporte urbano, por exemplo, tem o Here wego  (oferece mapa offline) e Moovit (oferece serviço de planejamento). Existe infinitos aplicativos teste antes da viagem para saber quais se adequam as suas necessidades.

2. Onde se hospedar?

onde se hospedar_ viajar sozinho

Para quem deseja viajar sozinho o ideal e mais barato é ficar num albergue (hostel), pois nesses espaços é possivel uma maior socialização entre pessoas de várias partes do mundo. Se  não aprendeu algum idioma como o inglês, saiba pelo menos algumas palavras e frases básicas. Mas estude inglês, é importante não só para viagens.



Os custos de hospedagem em hostels são bem menores do que em hotéis. Você poderá encontrar boas ofertas de hospedagem na Booking.com que é uma plataforma especializada em hostels, sinceramente, nunca tive problemas com essa plataforma.

Aqui no blog tem uma caixinha de pesquisa na lateral direita da página. Você não paga nada a mais por fazer suas reservas através do blog Desencaixotando a Vida.  
Há outros buscadores de locais para hospedagem como Hostelworld e Trivago, este último é especializado em hotéis, mas  há algumas ofertas de albergues.

Antes de reservar


Antes de fazer qualquer reserva você primeiro precisa ver as comodidades do espaço, políticas de cancelamento e avaliações dos usuários anteriores. Na página da Booking.com, por exemplo, você consegue ter essas informações facilmente.



Quando viajei a Paris não li as avaliações dos usuários, então o barato saiu caro. Fui parar num bairro esquisito e num hostel de baixa qualidade. A solução foi levar tudo na esportiva. Nunca se influencie apenas pelo preço da hospedagem, avalie seu conforto e segurança.



Alguns itens que ajudarão na escolha do hostel perfeito:

- Próximo ao metro ou centro da cidade;

-Cozinha equipada (pelo menos ter um microondas);

-Café da manhã incluso na reserva (poupa nas despesas com o café da manhã);

-Limpeza com boa avaliação dos usuários;

-Bairro considerado seguro;

- Prefira hostels com lockets ou armários para guardar seus objetos quando for sair da propriedade;

- Prefira hostels com portaria 24h, isso pode ajudar a inibir gente mal intencionada;

- Wifi gratuito.

3.Compra das passagens aéreas


comprar passagens aéreas

- Sempre compre as passagens com bastante antecedência, pois voos em cima da hora costumam ser mais caros.

- Nunca compre imediatamente as passagens, pesquise, verifique outras possibilidades.



- Há quem pesquise as passagens aéreas com o navegador em janela anônima. Segundo alguns sites, existe a possibilidade de quanto mais visitas você realizar numa página de uma empresa aérea, mais os preços das passagens podem ser alterados para valores superiores.

Pois quanto maior a procura menor a oferta de passagens mais baratas. Sinceramente, nunca experimentei essa estratégia, portanto, não posso afirmar que funciona exatamente  dessa maneira.

4. Informe seu roteiro por questão de segurança


informe seu roteiro aos familiares


Informe ao familiar ou pessoa  de confiança sobre o seu itinerário, assim poderá ser contactado mais facilmente por essa pessoa durante a viagem.

5. Fazendo as malas


arrume sua mala

Em ambientes mais urbanos prefira mala de rodinhas, porque as mochilas podem ser um transtorno por conta do peso. Se os locais que pretende visitar durante a viagem forem mais íngremes, pavimento irregular, etc. Acredito que as mochilas podem ser mais úteis.

Veja alguns itens indispensáveis em sua bagagem: 


- Documentos

No exterior seu documento de identificação é o passaporte, portanto guarde com cuidado, nunca se afaste dele durante a viagem. Verifique se a validade do passaporte é superior ao tempo da sua viagem para não ter problemas e despesas.

Não esqueça de fazer o seguro viagem, leve a apólice com você e deixe uma cópia com seu familiar ou pessoa próxima.

-Roupas fáceis de secar

Caso haja algum imprevisto poderá lavar suas roupas facilmente.

-Toalha de piscina (seca mais rápido)

Evita de ficar úmida muito tempo e ficar com mal cheiro.

- Celular e câmera

Sempre leve uma segunda opção para registar seus momentos, e o celular também serve para acessar a Internet. Lembre-se de colocar o celular no modo avião durante os passeios, pois o GPS e alguns outros aplicativos consomem muito a bateria do aparelho.

- Leve um adaptador e Carregadores dos seus aparelhos eletrônicos

As entradas das tomadas no mundo podem variar, leve um adaptar universal. E não esqueça dos carregadores de aparelhos eletrônicos que portar.

-Kit farmácia

Sempre leve medicamentos que usa continuamente ou alguns para uma eventual necessidade. Lembre-se você estará sozinho, não haverá alguém para sair e comprar um medicamento para você. Preste atenção que alguns medicamentos devem ser acompanhados de receitas médicas e algumas substâncias são proibidas em alguns países. Informe-se!

- Garrafinha
Sempre leve uma garrafinha, porque 1 copo d´água pode ser muito caro em muitos lugares, então sempre que ver um bebedouro poderá encher sua garrafinha. Assim poupará com as despesas com água. Há lugares no mundo onde é possível beber água diretamente da torneira, Informe-se!

-Doleira

Leve uma doleira para guardar seu dinheiro e documentos, nunca se afaste dela durante a viagem. O legal da doleira que ela pode ser colocada debaixo da roupa discretamente, em caso de furtos seus pertences essenciais serão preservados.


- Dinheiro e outras formas de pagamento

Sempre leve dinheiro a mais, e principalmente distribua em outras formas de pagamento. Nunca se sabe o que pode acontecer, então não ficará limitado se caso tenha outras formas de pagamento. Lembre- se que você estará sozinho, então pouco provável haverá alguém para te ajudar financeiramente, se caso haja um imprevisto.

- Cadeados


Sempre leve cadeados para colocar em sua mala ou mochila. Não impede o furto da mala ou mochila em si, mas afasta os ladrões oportunistas de mexerem em suas coisas.



Essas foram algumas dicas sobre quem planeja viajar sozinho(a). Se gostou partilhe com seus amigos e deixe um comentário

Entre em contato com o Desencaixotando a vida também pelas redes sociais.
 sociais.



------------------------------------------------------------------

9 comentários:

  1. Eu amo viajar e adorei todas as dicas, repensei cada dica que li se realmente executo quando saiu para viajar

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro viajar mais não sozinha rsrs mais adorei suas dicas bjs!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, algumas delas Parecem logivas mas por vezes esquecemos delas.
    Seu blog é perfeito para quem gosta de estar sempre na estrada 🏃

    ResponderExcluir
  4. Olá! Viajar o mundo é um sonho para mim, e como vou viajar sozinha com certeza estas dicas farão toda diferença para mim! Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  5. Achei essas dicas incríveis, principalmente por estar planejando uma viagem sozinha para Praga. Adorei as dicas e já favoritei o site.

    Minha Vida Por Acaso

    ResponderExcluir
  6. Que conteúdo bacana ! Estava precisando dessas dicas mesmo <3

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade de fazer uma viajem. Mas primeiro tenho que consertar minha vida. Amei as dicas.

    ResponderExcluir
  8. Em agosto vou viajar sozinha, adorei as dicas vou usar todas beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito boa as dias, voce podem aproveitar a viagem assistindo filmes gratis para economizar tambem.
    https://filmesz.com

    ResponderExcluir

Booking.com