Quanto custa viajar para Portugal? - Desencaixotando a vida

sábado, 21 de abril de 2018

Quanto custa viajar para Portugal?

Barcos de Rabelo_ Vinho do Porto_ Portugal
Barcos de Rabelo - Historicamente usados para transportar vinho do Porto pelo rio Douro.

Viajar para Portugal tem sido um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, seja quais forem os motivos da viagem é preciso planejamento, principalmente financeiro. O Desencaixotando a Vida resolveu escrever um artigo que apresenta uma noção dos custos básicos antes e durante uma viagem para Portugal.

É importante considerar que os custos em Portugal sempre serão mais altos se convertermos euros em reais. Então ao chegar em Portugal, qualquer produto ou serviço que utilize não faça conversões! 

Pense no custo e benefício, ou seja, quanto dinheiro ( sem pensar no valor da moeda) investirá nesse ou naquele serviço. Só assim poderá julgar se algo é caro ou barato.

Passaporte 

O passaporte é o primeiro documento que precisa ter em mãos. O passaporte brasileiro custa R$ 252,25, esse valor poderá sofrer alguns ajustes pela Polícia Federal, instituição responsável pela emissão. O passaporte novo tem validade de 10 anos.

Visto

Torre de Belém já foi usada como base de defesa,prisão, aduaneiro, farol.
Torre de Belém em Lisboa - Já foi usada como base de defesa, prisão, aduaneiro e farol.

Quando a viagem for a turismo, negócios, coberturas jornalísticas e missões culturais os brasileiros não precisam de visto. É possível permanecer num prazo de 90 dias em solo português. Se viajar com interesse de residir em Portugal  é preciso solicitar um visto com antecedência ainda no Brasil.
Há diversos tipos de vistos que podem ser solicitados através das unidades consulares no Brasil. O valor do visto de residência é R$ 417,56 (2018).



Passagem aérea 

Padrão dos Descobrimentos foi construído em honra as conquistas ultramar de Portugal a partir do século XV
Padrão dos Descobrimentos - Foi construído em Lisboa em honra as conquistas ultramar de Portugal a partir do século XV

O preço das passagens variam principalmente com os períodos de alta e baixa temporada. Os meses de alta temporada são junho, julho e agosto (meses de verão), também os meses de dezembro e janeiro (meses de inverno). São meses de alta não só em Portugal, mas em todo o continente Europeu. Nesses meses de alta temporada tudo fica um pouco mais caro.

Há somente duas companhias aéreas no Brasil que fazem voos direto para Portugal: TAP e Azul. O preço das passagens ida e volta podem variar de 2.800 à 5000 reais depende da companhia aérea, tipo de voo com ou sem escalas, se a classe é econômica ou executiva, época do ano, cotação financeira. Essa faixa de valores não é fixa poderá baixar ou subir, apenas é uma estimativa.

As passagens aéreas devem ser compradas com a ida e volta, é uma exigência para entrar em Portugal como turista. Caso saia do Brasil com autorização de residência não é necessário comprar a passagem de volta - foi o meu caso, apenas saí do país com a passagem de ida nas mãos, já que tinha autorização de residência.

Seguro saúde/ viagem

Ria de Aveiro e os famosos barcos moliceiros

Seguro médico internacional de viagem ele é essencial tanto para quem viaja a turismo quanto aos viajantes com visto de moradia . O seguro deve ser válido pelo período que irá permanecer em solo português.

A apólice de seguro deve incluir a cobertura de translado por motivos médicos, repatriamento do corpo em caso de morte, atendimento de urgência e tratamento hospitalar.

Os valores do seguro podem variar de acordo com a companhia seguradora, idade, coberturas, etc.

Já fiz seguros com duas empresas privadas a Allianz e a Porto Seguro, como nunca precisei usar não tenho motivos para questionar a eficiência dos serviços dessas duas empresas. Certa vez paguei um seguro para 1 ano e gastei menos de mil reais.

Para quem vai morar em Portugal o interessante é fazer o seguro de saúde PB4 para o atendimento médico e hospitalar no serviço público de Portugal. Aí você me pergunta: Se é público porque é preciso um seguro? Em Portugal o serviço de saúde é pago. O brasileiro como estrangeiro paga mais caro que um cidadão português.

Então para o brasileiro pagar valores iguais aos portugueses é preciso solicitar o seguro PB4 que é gratuito. O PB4 faz parte do acordo firmado entre os governos brasileiro e português. Para adquirir o PB4 é preciso ser contribuinte do INSS no Brasil e solicitar a inscrição no PB4.

Atenção que o PB4 não inclui por exemplo, serviços de translado em casos de acidentes, o PB4 tem apenas relação com a igualdade de taxas hospitalares entre brasileiros e portugueses.


Hospedagem

Gruta de Benagil no Algarve
Gruta de Benagil no Algarve

Se você não tem um amigo ou parente para receber você, então uma boa opção para economizar dinheiro são as pousadas da juventude, os hostels. Em geral os hostels disponibilizam quartos partilhados, você aluga a cama e alguns serviços! É possível encontrar quartos privativos nesses locais.

Nos hostels é possível encontrar quartos privativos a partir de 40 euros por noite, numa região bem localizada, com café da manhã incluso. Já as camas em quartos partilhados podem custar a partir 20 euros por noite.

Você poderá encontrar boas ofertas de hospedagem na Booking.com que é uma plataforma especializada em hostels, sinceramente, nunca tive problemas com essa plataforma. Aqui no blog tem uma caixinha de pesquisa na lateral direita da página. Você não paga nada a mais por fazer suas reservas através do blog Desencaixotando a Vida.

Caso seu interesse seja residência ou temporada a partir de 1 mês, o ideal é arrendar um quarto ou uma casa. Em Coimbra, por exemplo, é possível encontrar uma acomodação para arrendar a partir de 300 euros. Um bom local para encontrar casas ou quartos é na OLX.


Alimentação

A comida portuguesa é boa e farta

Comer em Portugal não é caro, a comida é farta e barata, se compararmos aos outros países europeus.

Se você escolheu se hospedar num local que não tem café da manhã incluso, o café da manhã simples em Portugal custa em torno de 3 a 5 euros:
- Café ou meia de leite
- Misto de queijo e presunto (tosta de queijo e fiambre em Portugal).

No almoço você poderá encontrar bons restaurantes que costumam cobrar a partir de 15 euros uma boa refeição, claro existe opções mais baratas.

Caso se hospede num hostel, escolha um local que tenha uma cozinha, assim poderá sair mais em conta preparar os alimentos do que comer fora.



Locomoção

Bondes na cidade de Lisboa
Bondes na cidade de Lisboa

O sistema de transporte público em Portugal, assim como em toda Europa é excelente. Há um sistema de integração entre ônibus, metro e elétricos em cidades grandes como Lisboa e Porto.

Veja nos links abaixo qual tipo de bilhete se adequa a sua necessidade nas cidades do Porto e/ou Lisboa, por exemplo. Poderá encontrar opções com tarifas vantajosas.

Lisboa:


Porto:



Acredito que o sistema de transporte público é uma boa opção para quem deseja economizar, porém há empresas que oferecem alugueis de carros para quem deseja explorar Portugal de maneira mais autônoma. 

http://www.rentalcars.com



Se gostou do nosso artigo partilhe com seus amigos e deixe seu comentário

Entre em contato com o Desencaixotando a vida também pelas redes sociais.


------------------------------------------------------------------

Todas as fotos desta publicação não são autorais do Desencaixotando a Vida e estão sob licença de livre reprodução.


3 comentários:

  1. Aiii que lugar maravilhoso. E aquela gruta? que coisa mais linda. Olha, valeria muito a pena o investimento em ir pra lá.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante das dicas! Falta só juntar o money pra arrumar as malas!

    ResponderExcluir
  3. Ai oi queria muito conhecer Portugal. Pelo visto terei que me planejar mais um pouco rs

    ResponderExcluir

Booking.com