quarta-feira, 13 de junho de 2018

A lenda das Matrioshkas (matrioscas)- Famosas bonecas Russas



Quem nunca viu essas bonequinhas em lojas de decoração?

Essas bonecas são as Matrioshkas, elas são de origem Russa e tornaram-se populares no mundo todo pela beleza e por despertar a curiosidade das pessoas, principalmente das crianças.

As Matrioshkas são várias bonecas em uma e fazem referência a maternidade, porque dentro de uma boneca maior existe sempre uma boneca menor.

Segundo a lenda, um carpinteiro russo que sobrevivia talhando objetos foi para um bosque apanhar madeiras para sua produção. Por causa do frio intenso as madeiras estavam úmidas no bosque, entretanto o carpinteiro encontrou uma madeira que lhe chamou muito atenção pela beleza.

Então, ele retornou para sua oficina e decidiu talhar a madeira em forma de boneca. De tão bonita o carpinteiro não quis vender a peça, ele quis a boneca como companhia, chamou-a de Matrioshka. Todas as manhãs o carpinteiro desejava bom dia para boneca, até que um dia ela respondeu.

Mesmo surpreso o carpinteiro ficou feliz, pois agora ele teria alguém para conversar. Ao longo do tempo a amizade crescia entre os dois, porém a Matrioshka  estava triste. O carpinteiro ao perceber a tristeza perguntou a Matrioshka porque ela estava tão triste , ela disse que desejava ter um filho ou uma filha.

O carpinteiro teve a ideia de abrir a boneca e disse: “Terei que te abrir e isso será doloroso”, a boneca respondeu: “Na vida, as coisas importantes requerem um pequeno sacrifício”.

O carpinteiro abriu a boneca e removeu a madeira da parte interior, em seguida talhou uma réplica da Matrioshka, só que em menor tamanho. Ele chamou a nova boneca de Trioska.

Por Arpingstone - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=309202

Certo dia Trioska também desejou ter um filho que foi chamado de Oska. Porém Oska também queria um filho, esse foi chamado de Ka. O carpinteiro colocou um bigode em Ka e disse que o boneco não poderia gerar filhos por ser um homem.

O carpinteiro colocou Ka dentro da Oska, esta última dentro da Trioska, em sequência Trioska dentro da Matrioska. Certo dia, Matrioshka desapareceu de maneira misteriosa com toda a sua família. E o carpinteiro ficou triste e sozinho.


Gostaram da lenda?


Se gostou do nosso artigo partilhe com seus amigos e deixe seu comentário

Entre em contato com o Desencaixotando a vida também pelas redes sociais.






Vai visitar a Russia? Quer hospedagem boa  e barata?


   
    Booking.com







------------------------------------------------------------------

Todas as fotos desta publicação não autorais nessa publicação do Desencaixotando a Vida  estão sob licença de livre reprodução. Qualquer questão, por favor entre em contato através do formulário de contato ou envie mensagens através das redes sociais.

18 comentários:

  1. Tenho uma latinha que comprei na lojinha de chocolates com este nome em Bariloche. Uma delícia! Mas não sabia de toda lenda! Interessante!Bjos

    ResponderExcluir
  2. No mínimo, arrepiante eheh. Eu estive na Finlândia por 4 meses e houve pessoas que iam à Rússia de vez em quando por ser demasiado próxima. Reparei que como souvenir traziam bonecas dessas. :O
    Beijinho

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito legal a lenda das Matrioshkas. Não conhecia a lenda, mas acho lindas as bonecas. bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho 2 delas, só não conhecia a lenda ainda. Acho tão fofas. Bjs

    ResponderExcluir
  5. A lenda eu não conhecia, começa bonita,mas termina triste. :(

    ResponderExcluir
  6. Olá, td bom?
    Nossa, eu conhecia a boneca, mas as história por trás não. Achei bem legal, poxa, diferente ♥
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    eu já tive eu acho uma, mas não tava sabendo da lenda não

    ResponderExcluir
  8. Gostei de conhecer a lenda das Matrioshkas, acho lindas essas bonequinhas elas são uma fofura, gostaria muito de ter uma, da lenda fiquei triste pelo carpinteiro, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Nossa que interessante. Nunca tinha me informado sobre isso. Achei bem legal.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Que interessante essa lenda, eu acho uma graça essas bonecas.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Uau que legal!!!! Nao sabia dessa lenda!!! Interessante!!!!
    Eu acho linda essas bonequinhas!!!
    Otimo Post

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia essa lenda e nunca nem havia me perguntado como essas bonequinhas fofas surgiram. Adorei conhecer e já quero contar pra todo mundo.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho ouvido falar muito agora na copa dessas bonecinhas acho que ficam lindas demais na decoração, parabéns pelo post ficou maravilhoso de ler sobre essas bonequinhas. Sucesso

    ResponderExcluir
  14. Gostei de saber da historia delas. Acho lindas na decoracao!

    ResponderExcluir
  15. Que legal conhecer a historia dessas bonequinhas acho lindas e sempre tive vontade de ter uma.

    ResponderExcluir
  16. Tenho umas bonecas dessas ja há algum tempo, mas não conhecia a lenda delas.. Obrigada.. 😊

    ResponderExcluir

Quem escreve

Quem escreve
É brasileira, Baiana de Salvador, Bióloga de formação, decidiu compartilhar suas experiências internacionais e dicas para quem deseja viver fora do país.

Siga-me

Para inspirar...