O que é o Tratado de Schengen? Por que ele é importante para planejar sua viagem à Europa - Desencaixotando a vida

segunda-feira, 2 de julho de 2018

O que é o Tratado de Schengen? Por que ele é importante para planejar sua viagem à Europa




Vai viajar para Europa? Saiba por que o Tratado de Schengen é importante para planejar sua viagem.

O Tratado de Schengen é um acordo firmado atualmente por 26 países europeus estabelecendo a livre circulação de pessoas entre os países signatários do acordo.


Como o Tratado de Schengen foi estabelecido?


Em 1985 cinco países da União Europeia (UE), assinaram o acordo de Schengen que estabelecia a livre circulação de pessoas em seus territórios, em seguida mais países aderiram o acordo estabelecendo então, o Tratado de Schengen. O nome Schengen tem a ver com a cidade em Luxemburgo onde foi assinado o acordo.

Na década de 90 foi proposto a eliminação dos postos de controles nas fronteiras entres os países signatários, essa medida foi separada dos regulamentos da UE . Com o passar do tempo, o Tratado de Schengen  foi adotado como um direito Europeu, assim países não membros da UE puderam aderir o acordo de livre circulação de pessoas. Nesse contexto foi criado o Espaço Schengen.

O Espaço Schengen são regiões na Europa que liberaram as fronteiras para livre circulação de pessoas, ou seja, é possível entrar nos países membros sem a necessidade de visto. Atualmente são 26 países signatários do Tratado de Schengen.


Quais sãos os países que aderiram ao Tratado Schengen? 

Os países que aderiam o Tratato de Schengen foram:

1-Alemanha 2-Áustria 3-Bélgica 4- Dinamarca 5- Eslováquia 6- Eslovénia 7- Espanha 8- Estónia 9-Finlândia 10-França 11- Grécia 12- Hungria 13- Islândia 14-Itália 15-Letónia 16-Liechtenstein 17-Lituânia 18-Luxemburgo 19-Malta 20-Noruega 21-Países Baixos 22-Polónia 23-Portugal 24-República Checa 25-Suécia 26-Suiça.


Qual diferença entre Europa, Espaço Schengen, União Europeia e Zona Euro?


É comum haver confusão entre os conceitos de Europa, Espaço Schengen, União Europeia e Zona Euro.

Europa é uma classificação geográfica do território, trata-se do continente em si, com mais de 40 países.

Já a União Europeia é um acordo político e econômico que visa a cooperação entre os países membros para estabelecer um mercado comum. Nem todos os países da Europa aderiram a participação na União Europeia, como a Inglaterra que recentemente fazia parte do bloco e saiu.

A Zona Euro é  um conceito relacionado a União Europeia, por que alguns países da União Europeia adotaram o Euro como moeda única. Isso significa que nem todos os países da União Europeia aderiram o euro, como é o caso da Dinamarca, Polônia, Hungria, etc.

O Espaço Schengen só tem a ver com acordo de livre circulação das pessoas nos territórios dos países signatários. E nem todos países da Europa aderiram ao Tratado de Schengen.


Tratado de Schengen_Europa_países_ zona euro_União europeia







Por que o Tratado de Schengen é importante para planejar sua viagem para Europa?


Depois das informações anteriores você consegue perceber por que saber informações sobre o Tratado de Schengen é essencial para planejar sua viagem à Europa. Simples! Primeiramente para estabelecer o seu roteiro de países que pretende visitar.


Veja como planejar seu mochilão pela Europa sem gastar muita grana

Veja o perrengue que enfrentei em Paris por não planejar corretamente minha viagem


Por exemplo, países como a Irlanda e pertencentes ao Reino Unido não aceitaram a exclusão de controle na fronteira. Então, você precisará  passar por agentes, mostrar o passaporte, indicar quantos dias pretende ficar país e dizer onde vai ficar hospedado. 

Numa viagem de Portugal para Inglaterra( Londres) passei pelo controle de fronteira, assim como de Portugal para Irlanda (Dublin). Já numa viagem de Portugal para Itália (Roma) não passei por oficiais no aeroporto, parecia um voo dentro do Brasil.


Os cidadãos Europeus não precisam de passaporte para viajar, eles utilizam o documento de identificação, aqui em Portugal é chamado de Cartão do Cidadão. 

É preciso visto para viajar do Brasil à Europa?

Os Brasileiros não precisam de visto antecipado para ir a Europa. É possível circular num período de 90 dias pelos países do Espaço Schengen. Isso não significa 90 dias num país e 90 dias em outro, você precisa obedecer esse intervalo para evitar problemas desagradáveis, inclusive deportação.

Seguro Saúde e o Tratado de Schengen

Para circular no espaço Schengen é obrigatório ter um seguro saúde ou seguro viagem numa cobertura mínima de €30.000 euros. O objetivo dessa regra é garantir que o visitante possa cobrir suas despesas médicas no país estrangeiro ou até mesmo despesas de repatriamento em caso de falecimento


A apólice de seguro deve incluir a cobertura de translado por motivos médicos, repatriamento do corpo em caso de morte, atendimento de urgência e tratamento hospitalar. Os valores do seguro podem variar de acordo com a companhia seguradora, idade, coberturas, etc


Tá planejando uma viagem para a Europa? Não esqueça que o seguro viagem lá é obrigatório. Compre seu seguro com a Seguros Promo e tenha 5% de desconto com o cupom DESENCAIXOTANDO5. [Aproveite essa oferta.].



Se gostou do nosso artigo partilhe com seus amigos e deixe seu comentário

Entre em contato com o Desencaixotando a vida também pelas redes sociais.


------------------------------------------------------------------

Todas as fotos da publicação que  não são autorais estão sob licença de livre reprodução. Qualquer questão, por favor entre em contato através do e-mail editorial ou mensagens através das redes socias.

11 comentários:

  1. Não fazia ideia disso acredita? achei interessante pq eu pretendo algum dia ir la

    ResponderExcluir
  2. Oie! Viajar para Europa é um sonho, mais dá um trabalho que nem imaginava rss.Amei seu Post, bem informativo. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, seu site é maravilhoso. Adorei. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Eu achei bacana suas dicas ao qual eu desconhecia esses procedimentos.Em relação ao seguro saúde eu achava q o.pacote cobria com essas despesas já inclusas.Muito bom saber as burocracias e esses procedimentos para nao termos surpresas.

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei! Eu não fazia ideia de tudo isso haha ótimas dicas

    ResponderExcluir
  6. Oiiii,
    Eu não fazia a minima ideia kkkkkkk, mas foi legal saber disso!, obrigada pelas dicas e por compartilhar pq eu n sabia =P

    ResponderExcluir
  7. Não tinha conhecimento desse tratado.muito bom saber,adorei as dicas

    ResponderExcluir
  8. Adoreeei o post... Parabéns!!! Ótimas informações sobre o Tratado de Schengen.

    Beijinhos, Gi
    Blog Apenas Detalhes | www.apenasdetalhes.com

    ResponderExcluir
  9. Não fazia ideia da existência desse tratado, mas amei a postagem e achei ela
    muito útil e informativa.
    Post novo no blog *_*
    Confira aqui
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Desconhecia completamente esse tratado. É super importante ficar ligada nesses detalhes para não acabar com a viagem.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que interessante. Desconhecia esse tratado e as informações sobre a Europa. Quem sabe um dia não vá conhecer algum país. bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir

Booking.com