Saiba o que fazer em caso de roubo em viagens nacionais e internacionais - Desencaixotando a vida

domingo, 26 de agosto de 2018

Saiba o que fazer em caso de roubo em viagens nacionais e internacionais




Quando viajamos é natural que fiquemos mais descontraídos, no entanto é preciso ter atenção aos pertences. Muitas vezes " a oportunidade faz o ladrão ", por isso carteiras, documentos, cartões, equipamentos eletrônicos devem ser guardados de maneira segura. Saiba o que fazer se caso seja roubado em viagens nacionais e internacionais.

1.Procure a Polícia e faça um Boletim de Ocorrências

Identifique quais pertences foram roubados, e imediatamente dirija-se as autoridades policiais para solicitar um Boletim de Ocorrências. Esse documento serve para comunicar a Polícia que aconteceu o roubo para que ele possa ser investigado. O Boletim presume a veracidade sobre os fatos nele descritos pelo comunicante ou vítima, sempre fale a verdade, pois mentir para a Polícia é crime!

2.Cancele cartões de crédito roubados


Prevenir é sempre melhor, então nunca deixe as senhas próximas aos cartões de crédito. Memorize as senhas! Se não for possível, mantenha com você em locais diferentes dos cartões. Em caso de roubo, isso dificultará a vida do meliante, então entre em contato com as operadoras de cartões de crédito para informar o roubo e solicitar cancelamento ou bloqueio dos cartões.

* Um dica: Sempre tenha algum dinheiro, mas guarde as células em locais diferentes. Se desejar compre uma doleira, assim parte do dinheiro poderá está mais seguro do que toda quantia numa bolsa, mochila, etc.


3. Tente informar sua família

Informe a família sobre o roubo, principalmente se ficar sem o celular. Isso evita a ação de criminosos que aplicam golpes nas família das vítimas, como forjar sequestros e etc. Além disso, a depender da situação sua família poderá ajudar de alguma maneira para retornar para casa.


4. Voltar do exterior após ter passaporte roubado


O titular do passaporte deve dirigir-se à Polícia local no exterior e solicitar um Boletim de Ocorrência. Com esse documento é possível solicitar um novo passaporte, além disso o antigo passaporte poderá ser cancelado, e a informação sobre o roubo será retransmitida a Interpol que informará à todos países.

Em seguida, é preciso ir até autoridades consulares brasileiras no exterior, pois eles são responsáveis pela emissão de documentos como o passaporte.

Caso o viajante não tenha nenhuma documentação que possibilite a emissão do passaporte e identificação da nacionalidade brasileira, poderá apresentar duas testemunhas para comprovação da sua nacionalidade.

Em último caso o viajante assinará uma declaração que afirme sua nacionalidade como brasileira (isso depende do caso e avaliação consular). Assim será possível o consulado expedir gratuitamente o ARB (Autorização de Retorno ao Brasil).


Você já foi roubado durante sua viagem? Conte-nos como se saiu!


Se gostou do nosso artigo partilhe com seus amigos e deixe seu comentário

Entre em contato com o Desencaixotando a vida também pelas redes sociais.


------------------------------------------------------------------

Todas as fotos da publicação que  não são autorais estão sob licença de livre reprodução. Qualquer questão, por favor entre em contato através do e-mail editorial ou mensagens através das redes socias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário