Dicas de segurança em Paris - Desencaixotando a vida

domingo, 9 de setembro de 2018

Dicas de segurança em Paris


Museu do Louvre_Paris
Museu do Louvre atração turística em Paris

Paris é uma cidade maravilhosa, não é possível descrever o prazer que essa cidade proporciona aos seus visitantes. São tantas opções culturais e lazer, que só morando em Paris para descobrir cada cantinho especial dessa cidade.

Apesar do deslumbre que Paris causa em seus visitantes, é preciso ter alguns cuidados para circular pela cidade em segurança.


Paris é segura?

Em geral Paris é  uma cidade segura, como muitas cidades europeias. É possível circular nas ruas com aparelhos eletrônicos e sair a noite sem ficar muito apreensivo. Mas isso não significa que não há assaltos, furtos, crimes em geral. A sensação de insegurança em Paris é muito menor do que em grandes cidades brasileiras.

Quais  os tipos de furtos e golpes em paris?

Museu do Louvre_Paris


Geralmente os furtos são comuns em paris, crimes relacionados ao descuido  das pessoas. Como naquele ditado popular: " a oportunidade faz o ladrão". Os pontos turísticos de Paris são um prato cheio para os ladrões, justamente por serem espaços cheios, geralmente as pessoas estão mais relaxadas, mais propensas a distração.

Existe um termo em inglês chamado pickpockets = batedores de carteiras, usado para designar os furtadores. Em vários pontos de Paris tem placas alertando as pessoas sobre os pickpokets.

Segundo uma reportagem da Rede Globo, o negócio dos furtos em Paris é mais sério do que parece! Existe redes muito bem organizadas que atuam nas ruas de Paris. Geralmente os ladrões são bem vestidos, mulheres ou até mesmo adolescentes, pessoas com perfis que causam pouca desconfiança nas vítimas. 

Já que no imaginário de muitas pessoas, quem rouba tem necessidade , então provavelmente o perfil do ladrão será de uma pessoa mal vestida e com aparência ruimItens como smartphones, câmeras, dinheiro, passaportes são mais cobiçados pelos ladrões.


Golpes comuns


1.Golpe do anel 

Alguém encontra um anel no chão e pergunta se pertence a vítima, provavelmente a pessoa dirá que o anel não a pertence. O golpista experimenta o anel e diz que não cabe no dedo dele, e ainda afirma que o anel é valioso, então tenta vender o anel a vítima que poderá comprar um anel de ouro falsificado.

Sem fugir muito do assunto, certa vez ouvi um caso sobre uma pessoa que comprou um pedaço de um bloco qualquer ao invés de um Ipad. Foi enganado, pois achava que o aparelho estava dentro da capa. Esse caso aconteceu em Portugal.

2. Golpe da prancheta

A vítima é abordada por um pequeno grupo. Que pergunta em inglês se a vítima pode assinar um papel para uma causa qualquer. O objetivo do golpe é distrair a vítima, enquanto outras pessoas roubam seus pertences sem que ela perceba.
Fomos abordados em paris por mulheres com uma prancheta recolhendo assinaturas para uma suposta causa, como já sabíamos da existência do golpe, logo nos afastamos. 

3. Tumulto no metro

Os metros das grandes cidades sempre são alvos de criminosos, em Paris alguns grupos causam tumulto no momento da entrada nos vagões, justamente para roubar os pertences das vítimas sem que elas percebam.

4. Falsos Artistas 

É aconselhável ter atenção com falsos artistas de rua, é possível que enquanto eles estejam se apresentando com objetivo de distrair o público, outros estão furtando os pertences das vítimas escolhidas.

Achei muito suspeito um palhaço no metro. Durante a apresentação do suposto artista, algumas pessoas começaram a dançar junto com o palhaço. A reação espontânea daquelas pessoas foi estranha, percebi que alguns passageiros seguravam as bolsas e mochilas. Artistas ou não é melhor ficar sempre alerta.

5. Fitinha 

O golpe consiste em amarrar uma fitinha no braço da vítima com um nó impossível de soltar. Em seguida os golpistas insistem de maneira agressiva que a vítima precisa pagar uma quantia pela fitinha. 

6. Tampinha

Aquele velho jogo ache a bolinha embaixo da tampinha, se a pessoa encontrar, ganha uma quantia generosa. Nesses jogos sempre tem um golpista administrando o jogo e outros supostos apostares para incentivar as pessoas a participarem, e garantidamente as pessoas perderão o dinheiro da aposta.


Dicas gerais de segurança


  • Tire da cabeça que na Europa não tem violência. Onde tem ser humano tem violência, tem furtos, crimes, problemas;

  • Você poderá encontrar ladrões e golpistas bem vestidos e totalmente fora dos estereótipos  do "marginal" que você assiste nos telejornais sensacionalistas brasileiros, que tentam definir implicitamente o "cara de ladrão";

  • Seja simples e discreto(a). Andar com souvenirs, objetos valiosos e máquinas fotográficas na mão o tempo inteiro, não é aconselhável. Assim você poderá atrair pessoas mal intencionadas;

  • Não deixe pessoas desconhecidas tocarem em você, nem que fiquem muito próximas. Caso esteja num local muito cheio guarde seus pertences e mantenha bolsas ou mochilas a frente do corpo;

  • Use uma doleira (bolsinha que fica embaixo da roupa) ou bolso interno para guardar dinheiro, passaporte e outros documentos. Nunca deixe objetos no bolso, principalmente no bolso traseiro;

  • Não compre de ambulantes tickets de metro, entradas de monumentos e etc porque poderá ser falso;

  • Não deixe celular, carteira ou bolsas em cima de mesas, mesmo que esteja perto de você;

  • Não aceite nada de desconhecidos;

  • Não entre em carros de pessoas que supostamente oferecem serviços de táxis ou aplicativos de transporte;

  • Evite ficar em estações ou vagões de metro sozinho(a);

  • Evite sair para locais alternativos ao seu roteiro sem ter a certeza que o local é seguro.


Se gostou do nosso artigo partilhe com seus amigos e deixe seu comentário

Entre em contato com o Desencaixotando a vida também pelas redes sociais.


------------------------------------------------------------------

Todas as fotos da publicação que  não são autorais estão sob licença de livre reprodução. Qualquer questão, por favor entre em contato através do e-mail editorial ou mensagens através das redes socias.

9 comentários:

  1. Acredito que ainda va demorar um tempo pra eu ir pra algum lugar fora do br, mas nenhuma dica de segurança é demais!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, adorei o post... São essenciais aplicá-las em qualquer local, prevenção nunca é demais!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas de seguranças. Acho essencial para quando for viajar para qualquer lugar. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Não é só o Rio de Janeiro, não é minha gente?! Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas principalmente para quem nunca viajou é importante se preparar para esses tipos de coisa.

    Beijos Kiss,
    Blog Oh My Kiss | ohmykiss.com

    ResponderExcluir
  6. Oiiiii,
    Obrigada pelas dicas <333, que podem se aplicar em vários locais também

    ResponderExcluir
  7. Ótimas as dicas ❤adorei muito úteis

    ResponderExcluir
  8. oi!
    Parabéns pela dica :D muitas vezes ficamos admirados com a beleza do lugar e esquecemos da segurança. E com suas dicas vai ajudar muito ;)

    ResponderExcluir
  9. Essas dicas são maravilhosas. Sempre bom saber dessas coisas, principalmente quando se é turista.

    ResponderExcluir