Como consumidora dos diversos supermercados portugueses, resolvi listar os principais estabelecimentos, além disso, indicar quais apresentam melhores preços e produtos da culinária brasileira.

As redes de supermercados mais populares de Portugal são Continente, Pingo DoceLidlIntermarché, Minipreço e Jumbo. Todos esses mercados em geral tem grandes estruturas e variedades, alguns incluem até vestuário.


Qual rede de supermercado é mais barata?


Barato ou caro  depende muito do que se pretende comprar, porque as vezes o barato pode sair caro. Por exemplo, você pode optar por uma marca de sabonete líquido para banho, mais barata, porém você acaba consumindo muito mais produto do que se comprasse outra marca, possivelmente um pouco mais cara.

A Deco Proteste (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) é uma instituição que visa disponibilizar informações aos consumidores à respeito de produtos e serviços, assim orientar o consumo baseado na qualidade.

Segundo a Deco Proteste em Coimbra o Jumbo é o mercado mais barato, logo em seguida vem o Continente que tem preços médios cerca de 2% superiores ao Jumbo. O Pingo Doce é 9% mais caro que o Jumbo, já o Minipreço é 13% mais caro. O Intermaché e o Lidl  são 15%  mais caros.


Você poderá acompanhar as pesquisas da Deco Proteste sobre qual é o Supermercado mais barato por região portuguesa-  Acesse o link aqui .


Opinião pessoal: 

Em geral todos os supermercados tem bons produtos, sendo possível encontrar boas ofertas em cada rede. Devo concordar com a pesquisa da Deco Proteste, quando afirma que o Jumbo é uns dos mais baratos.

O Minipreço é mais barato que um Jumbo em relação as marcas brancas (produtos fabricados com a marca do supermercado). Porém alguns produtos de marca branca do Minipreço precisam melhorar a qualidade.

Dentre as marcas brancas das redes de supermercados, sem dúvidas a melhor é a Pingo Doce, esta você não consegue notar a diferença em relação aos produtos de marca. A marca branca Pingo Doce é mais cara que a marca branca dos outros mercados, porém estabelece uma boa relação entre custo e benefício.

Hortaliças e frutas são mais vistosas no Pingo Doce, não é a toa que eles afirmam ter produtos fresquinhos. Esse frescor todo retira mais centimos de euro do seu bolso.

É interessante fazer uma comparação de preços através dos folhetos de ofertas ou pesquisar nos supermercados. Poderá ocorrer promoções, descontos e cobertura de ofertas dos concorrentes.




Compare os preços através dos folhetos de ofertas:

Continente -  Folhetos de ofertas aqui

Intermarché - folheto de ofertas aqui



Consiga as melhores ofertas dos supermercados em Portugal

Para conseguir as melhores ofertas é importante conhecer os programas de fidelização e descontos dos supermercados.


Descontos por pontos

A maioria das redes de supermercados tem cartões de fidelização que podem ser  apresentados no ato da compra podem acumular pontos, estes podem ser convertidos em descontos e ofertas.

Há empresas que oferecem descontos em combustível e ofertas exclusivas na loja, através de cartões de fidelização.

Marcas Brancas


Como já foi citado em Portugal é comum encontrar produtos de marcas e produtos de marca branca. O que é isso de marcas brancas? São produtos fabricados com o rótulo da rede de supermercados.

Os produtos de marcar branca são bem diversificados e com preços bem menores do que os produtos vendidos pelos supermercados com diversas marcas.As marcas brancas podem ajudar na economia na hora de fazer as compras num supermercado português.

É importante ressaltar que nem todos os produtos das marcas brancas são muito bons, alguns produtos ficam a desejar, porém tudo isso é questão de experimentar.


Produtos com selo vermelho


São colocados selos indicando que este ou aquele produto está abaixo do preço porque está perto do vencimento. Mas isso é interessante para produtos de uso imediato.

Um marca de iogurte da minha preferência com 4 unidades custa em média 3,50€ , porém quando estavam próximos do vencimento, conseguia comprá-los a 2,50€.


Peculiaridades

Alguns supermercados tem atendimento automático

Você registra suas compras e realiza o pagamento, tudo isso sendo monitorado por um funcionário. Você deve colocar suas mercadorias numa espécie de balança, e conforme os produtos forem registrados, eles são colocados numa outra balança.

Essas máquinas de autoatendimentos são indicadas para cestos, e aceitam cartões e dinheiro.


Sacos

Em Portugal os sacos plásticos são cobrados, então as pessoas compram sacolas grandes. Assim colabora com a redução do consumo de plásticos e não pagarem alguns centimos de euros por várias sacos plásticos.


Culinária Brasileira

Sessões de culinária afrobrasileira tem vários produtos como farinha de mandioca ( ainda não encontrei uma gostosa); tapioca; paçoca; farinha de milho; oléo de palma ( o azeite de dendê baiano, porém o azeite que encontrei vem numa lata e tem um aspecto cremoso. E o sabor é muito suave).

As frutas brasileiras como goiaba, manga,acerola e entre outras são muito caras e nunca estão maduras, acredito que seja por conta da maio conservação durante a viagem até a Europa.


Organizi-se! Não deixe para última hora!

Planejando uma viagem para a Europa? Não esqueça que o seguro viagem lá é obrigatório. Clique aqui para encontrar os melhores preços. Ganhe mais 5% de desconto! Use o cupom DESENCAIXOTANDO5.



Se gostou do nosso artigo partilhe com seus amigos e deixe seu comentário

Entre em contato com o Desencaixotando a vida também pelas redes sociais.

________________________________________
A publicação não tem como objetivo fazer publicidade a marca, o texto tem como objetivo divulgar ideias inovadoras no mercado.

Todas as fotos da publicação que não são autorais estão sob licença de livre reprodução. Qualquer questão, por favor entre em contato através do e-mail editorial ou mensagens através das redes socias.

0 Comentários