TORRE DE PISA, por que ela é inclinada? - Desencaixotando a vida

sábado, 13 de outubro de 2018

TORRE DE PISA, por que ela é inclinada?



A Torre de Pisa foi projetada por Bonnano Pisano 1173 e só terminou no século XIV. Ao longo do tempo os andares e detalhes ornamentativos foram acrescentados, por alguns anos as obras foram interrompidas por causa de alguns conflitos bélicos.

A Torre foi construída como uma extensão da Catedral de Pisa para abrigar o sino da instituição religiosa. No século XX a torre começou apresentar inclinação, sendo cerca de 1,2mm por ano, então vários projetos foram feitos para conter a inclinação, inicialmente sem sucesso, tanto que a Torre foi interditada nos anos 90. Mas logo apareceu uma proposta que solucionou o problema da inclinação.


Como a Torre de Pisa ficou inclinada?

A Torre foi construída num terreno argiloso e poroso, então ao logo do tempo a terra cedendo, não conseguindo sustentar a construção em um dos lados.. Além disso as fundações da Torre foi colocada de maneira irregular que comprometeu mais ainda a construção.

Ao invés de interromper a construção, os engenheiros julgaram melhor resolução construir mais andares para balancear o peso e compensar a inclinação. Mas isso só fez aumentar a inclinação, porque com o peso o terreno foi cedendo.

Curiosidade sobre a Torre de Pisa

- A torre tem 55,8 m de altura
- A torre tem 296 degraus
- A Lei da Queda dos Corpos foi desenvolvida por Galileu Galilei ao observar duas pedras caindo ao mesmo tempo da Torre de Pisa


Localização

A Torre de Pisa fica na Piazza del Duomo, próxima a Catedral de Pisa.

Se gostou do nosso artigo partilhe com seus amigos e deixe seu comentário


Entre em contato com o Desencaixotando a vida também pelas redes sociais.

________________________________________

Todas as fotos da publicação que não são autorais estão sob licença de livre reprodução. Qualquer questão, por favor entre em contato através do e-mail editorial ou mensagens através das redes socias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com