Vai viajar e sofre de ansiedade? Veja métodos naturais para relaxar e curtir a viagem.
Viaje sem ansiedade


A ansiedade é algo comum para todas as pessoas e pode trazer uma sensação de desconforto.Por exemplo, ela  pode se manifestar antes de uma pessoa falar em público, fazer uma prova, viajar e entre outras coisas.

Porém, quando a ansiedade começa a interferir nas atividades cotidianas é preciso buscar ajuda especializada para identificar se a ansiedade atingiu um nível patológico, se for o caso, o profissional especializado indicará a melhor forma de tratamento.

As pessoas que sofrem com transtornos de ansiedade, geralmente fazem uso de medicamentos ansiolíticos indicados pelos médicos. Os ansiolíticos atuam na diminuição das sensações físicas provocadas pela ansiedade como: suor excessivo, aumento dos batimentos cardíacos, tremores, calafrios e entre outros sintomas que podem variar de pessoa para pessoa.



São todas as pessoas ansiosas que podem tomar remédios para ansiedade?


Depende, se você for diagnosticado com transtornos de ansiedade significa que o seu estado ansioso atingiu um nível que poderá atrapalhar suas atividades diárias, e entre outros aspectos avaliados pelo médico. Nesse caso existe  uma possibilidade do médico prescrever algum medicamento.

Não confunda um estado ansioso com transtornos de ansiedade, por isso que nem todas pessoas que apresentam ansiedade em algum momento precisam de medicamentos, como disse a ansiedade é normal até certo ponto.

Os medicamentos prescritos pelos médicos são importantes, mas existe um risco associado à dependência química se usados de maneira incorreta e prolongada, fora os efeitos colaterais.

Então tem muita gente recorrendo, claro com supervisão médica aos ansiolíticos fitoterápicos que agem de maneira similar aos sintéticos, trazendo menos complicações.

A orientação médica é importante, porque cada caso é um caso, nem sempre a melhor forma de tratamento ou diminuição da ansiedade num paciente é a mesma para outro.

E ainda as plantas fitoterápicas apresentam substâncias que podem reagir de maneira indesejada, principalmente se um paciente já fizer uso de algum medicamento sintético.


As plantas utilizadas para infusão são:

Camomila (Matricaria recutita)- Flores



Passiflora ( Passiflora incarnata) - Flor do Maracujá


Melissa(Melissa officinalis)- Folha


Valeriana(Valeriana officinalis)- Raiz








Acredito que essas infusões possam ser consumidas por qualquer pessoa, desde que não haja restrição médica, não exagerem!

É possível comprar sachês dessas plantas nos mercados, mas existe versões in natura em casas de produtos naturais. e comprar in natura, conserve longe da umidade para não apanhar fungos e apodrecer.

As propriedades ansiolíticas dessas  plantas podem ser encontradas em forma de comprimidos nas farmácias.O importante é verificar se tanto na forma in natura quanto em comprimidos apresentam o selo de verificação da Agência de Vigilância Sanitária.

Isso porque para comercializar plantas fitoterápicas é preciso saber identificar as plantas, saber como cultivá-las e como preparar elas para a comercialização.

Por isso é importante a fiscalização das agências sanitárias, caso contrário consumirá produtos com origens duvidosas, sendo um risco para saúde.









Há quem aposte na aromaterapia para tratamento da ansiedade.As plantas produzem óleos essenciais que podem ser utilizados por elas como mecanismo de defesa e atrair polinizadores,por exemplo.

Alguns óleos tem sido extraídos e utilizados através da inalação direta com gotinhas em água quente ou através do banho.

Esses óleos essenciais são associados para muitos a sensação de bem-estar e tranquilidade.O óleos essenciais mais comentados são: Alfazema, Lavanda, Camomila, Rosa damascena.


Com essa postagem não quero afirmar que os tratamentos para ansiedade com medicamentos sintéticos sejam ruins,apenas apresento algumas substâncias identificadas como calmantes naturais.E lembrando que os resultados ansiolíticos são mais graduais com substâncias fitoterápicas,do que os resultados com medicamentos sintéticos.Mas antes de passar a consumir qualquer coisa,converse com seu o médico.



Se gostou do nosso artigo partilhe com seus amigos e deixe seu comentário



Entre em contato com o Desencaixotando a vida também pelas redes sociais.


________________________________________
 Qualquer informação, dúvidas ou questões, por favor entre em contato aqui.

4 Comentários

  1. Amo tudo que envolve produtos naturais... E os chás estao presentes na minha vida desde a infância. Adoro! Calmantes e gostosos! Maravilha!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho transtorno de ansiedade, os chás já fazem parte da life a bastante tempo...
    https://ladomilla.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    sou bem ansiosa e estou mais ainda devido a uma viagem em Janeiro, mas ando me segurando. tomando alguns chás e relaxando!

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adoro beber chá para diminuir os efeitos da ansiedade, mas tudo sem exageros. Aromaterapia nunca tentei, vou tentar. Adorei as dicas.

    ResponderExcluir